ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Carga fracionada e carga dedicada, o que altera no Seguro?

Carga fracionada e carga dedicada, o que altera no Seguro?

Carga fracionada e carga dedicada, o que altera no Seguro?

No meio do Setor de Transportes existem diversos termos que causam certas dúvidas em quem não faz parte desse mundo.

Por conta disso, resolvemos esclarecer um pouco como os tipos de cargas funcionam e como cada tipo se enquadra no contexto dos Seguros, seja na contratação ou posteriormente.

Carga dedicada x Carga fracionada

O termo “carga dedicada” é utilizado nos casos em que o transporte a ser realizado pertence apenas um embarcador, ou seja, quando a carga é especificamente de um único dono.

Já o termo “carga fracionada” refere-se aos embarques que possuem vários tipos de mercadorias, que pertencem a diferentes clientes em uma única viagem.

Ou seja:

  • Carga Dedicada é uma das modalidades de serviço oferecidas por um transportador, onde uma um veículo atende exclusivamente um embarcador. Podendo ser setorizado por CNPJ, ponto de coleta ou também por operação logística.
  • Nesse tipo de contrato, o transportador é quem se adequará para atender as necessidades do cliente, o embarcador.
  • Carga Fracionada é um outro tipo de serviço oferecido, onde as encomendas são enviadas em pequenas remessas ou quantidades. Por conta do volume, não seriam suficientes para completar um veículo inteiro. Nessas operações, os transportadores fazem a rota de diversas pequenas encomendas para que o valor de frete entre no custo da empresa.
  • Em resumo, temos os Correios como um ótimo exemplo, pequenas remessas de diversos proprietários e destinatários, que dividem os custos de um transporte e completam o espaço de carga do veículo.
  • As cargas fracionadas podem ser direcionadas a um centro de distribuição, de onde serão distribuídas em veículos menores ou entre transportadores subcontratados, ou podem ser entregues diretamente pelo veículo inicial durante o trajeto.

E como são as emissões dos documentos de transporte?

Hoje, no transporte de cargas fracionadas ou dedicadas, é obrigatória a emissão de documentos como Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e).

Ambos precisam ser preenchidos e emitidos corretamente para evitar as multas e apreensões nas fiscalizações que podem ocorrer durante o trajeto dos transportadores.

A transportadora poderá emitir um documento de transporte a partir do Estado de Origem da carga, até o Estado de destino final. Dentro do documento deverão constar as notas dos produtos com seus endereços e dados completos.

Lembrando que a informação de apólice de seguro sempre deverá constar nos documentos.

Como funciona o Seguro de Carga nesses casos?

Um ponto importante que difere as cargas fracionadas e dedicadas está na questão de análise de riscos e mercadorias transportadas.

O primeiro passo para contratação de seguro de carga é a realização da coleta de informações sobre as operações da empresa.

Efetivamente para o Seguro de RCTR-C (acidentes) não há diferença entre o tipo de carga.

Agora, na apólice de RCF-DC (roubo) é levado em consideração o tamanho de exposição ao risco e também qual será o limite para alguns tipos de mercadorias mais visadas.

Algumas das questões que podem ser avaliadas: Quais os tipos de mercadoria? Quantas paradas? Haverá um ou mais ajudantes para carga e descarga nas paradas? As entregas serão feitas dentro de um pátio de estacionamento? O veículo será rastreado? Entre outras.

Essas mercadorias são chamadas de Específicas e é bem comum possuírem um valor diferenciado para transporte.

Por serem consideradas visadas, o transportador precisa ser bem orientado por um especialista sobre as coberturas e condições para tal mercadoria, para garantir que a carga esteja completamente segurada.

Sendo assim, não há nenhuma restrição por conta de modal de serviço prestado pelo transportador, desde que os valores embarcados estejam de acordo com os limites de cada tipo de mercadoria.

Para saber mais sobre seus limites e coberturas, entre em contato conosco que poderemos te orientar precisamente com base nas informações de suas operações atuais!


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br