Como identificar as categorias das mercadorias?

Como identificar as categorias das mercadorias-Horizontal_800x455

Como identificar as categorias das mercadorias?

Falamos anteriormente em nosso Blog sobre as mercadorias gerais e as específicas. Mas como identificá-las?

Citamos nos últimos Posts que o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) da mercadoria anexo na Nota Fiscal, de fato ajuda muito para identificarmos as categorias das mercadorias.

A identificação começa na negociação do frete, onde o transportador precisará dos dados da carga e o  trajeto a ser feito, para poder precificar o valor para transporte.

Nessa identificação é passado o valor de cubagem, tamanho, peso, tipo de embalagem, qual equipamento usar para carregar e descarregar, qual plano de amarração de carga que deve ser utilizado.

Com essas informações, já podemos ter uma noção em identificar o que será transportado, uma dica muito válida, é olhar o site do fabricante ou beneficiário, onde na maioria das vezes através os portfólio/catálogo, podemos conhecer melhor e identificar o segmento da mercadoria e classificá-la de forma correta.

Com todas essas informações em mãos, devemos consultar as nossas apólices para verificar onde entra essa mercadoria, juntamente com a análise do NCM.

Pronto! Após identificá-la, basta embarcar com segurança e seguir a viagem ao destino final.

Lembre-se toda vez de verificar a regra para a mercadoria a ser transportada, para isso conte com seu corretor parceiro que poderá te auxiliar com as dúvidas e demais apontamentos.


Sabemos com é complexa a contratação de seguro de transporte de cargas, conte com a expertise da Insert Seguros há 12 anos atuamos exclusivamente com o seguro de transporte de cargas.

Nossa especialização, sua tranquilidade!

E-mail: clientes@insertseguros.com.br
Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149
Rua Tijuco Preto, 393, Cobertura, Tatuapé, São Paulo/SP – CEP 03316000