ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Apólice de seguro de carga, qual a vigência?

Apólice de seguro de carga, qual a vigência?

Recebemos este tipo de dúvida com frequência: “Qual a vigência do seguro de carga?”.

Sabemos como está tudo muito dinâmico atualmente e que a todo momento, surgem alterações e necessidades diferentes, não é verdade? Por conta disto, foram feitas algumas alternativas quanto as vigências das apólices, onde explicarei elas abaixo.

Apólice Avulsa

Vigência: Uma Viagem

A apólice de seguro avulso é feita especificamente para um carregamento.

Essa apólice é utilizada para o dono da mercadoria, mais conhecido como embarcador.

Utilizada quando não há demanda de transportes diárias, ou seja, será uma operação única.

Sendo necessário para a contratação que o dono da mercadoria passe as informações da operação para o corretor, assim o corretor junto a seguradora analisará a risco e definirá qual o custo para o transporte.

Apólice de vigência Trimestral

Vigência: Três Meses.

Essa apólice tem um baixo índice de contratação devido os valores serem bem elevados.

Qual o motivo?

As apólices com o período de três meses, são feitas para as grandes empresas de transportes. Como os sinistros são quase que diários, as seguradoras entendem que os riscos têm que serem analisados rapidamente, o jeito de conseguirem manter isso de forma organizada, é exatamente colocar esse período de apólice, trimestral.

Apólice de vigência semestral

Vigência: Seis Meses.

Apólice também com baixo índice de contratação.

A apólice com período semestral, tem como fundamento a contratação em dois casos: início de operação, ou alto índice de transporte.

No início de operação, porque os transportadores não sabem se conseguirão se sustentar em um período anual, então para ficarem mais confortáveis, é possível a contratação.

E com alto índice de transporte, se encaixa o risco. Com maiores volumes de transportes, a chance de sinistros pode aumentar, então em um prazo de 6 meses, dependendo da operação, a seguradora pode entender que é um período aceitável para modificações ou ajustes em apólice.

Apólice de vigência Anual

Vigência: 12 Meses.

Essa é a apólice com maiores índices de contratação, bem como, menor custo.

Quando o transportador contrata o seguro, a última coisa que ele quer pensar, é em burocracias. Então, quando falamos de 12 meses de vigência, a revisão é feita apenas uma vez no ano. Isso se no período de vigência, não ocorrer mudanças nas operações. Caso aconteça, basta comunicar a corretora, que ela irá analisar as apólices ativas, e retornar conforme a solicitação.

E qual seria o motivo de menor custo?

Quando falamos de uma apólice de doze meses, a seguradora entende que caso ocorra algum sinistro, a transportadora conseguirá se pagar nesse tempo.

E claro, caso a seguradora entenda que a apólice está com o risco muito elevado, é feito uma análise, e então uma sugestão de apólices com períodos menores, como a Trimestral ou a Semestral..

Como conselho, indicamos a apólice anual (12 meses). O seu corretor analisará o risco e te falará qual será o melhor caminho a seguir.

“Mas faço apenas um embarque por semana, não seria melhor a apólice avulsa?”

Isso terá de ser analisado, mas posso garantir que em 85% dos casos, será mais barato contratar a apólice de seguro anual ou semestral, do que contratar a avulsa, eliminando também as burocracias e desgastes para levar a apólice até o seu cliente.

Você pode compreender melhor este cálculo aqui.

Separamos também um artigo, sobre: “6 pontos de atenção, ao contratar o seguro de carga”, você pode conferir aqui.

Este artigo foi produzido por: Rafael Rezende


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br