Qual a vigência de uma apólice de Seguro de Carga? A Renovação da Apólice é automática?
Os Seguros de Carga são contratos firmados entre Transportadores e Seguradoras, ou Embarcadores e Seguradoras, sempre intermediados por um corretor.
A vigência é, como em outros contratos, o período de validade daquele acordo e contrato.
Por se tratar de um Seguro empresarial e de uso decorrido, ou seja, pago conforme o volume utilizado, o mercado entende que um ano é o período ideal para reavaliação da operação.
Todas as vigências são anuais?
Não necessariamente as vigências são anuais, existem casos onde, geralmente a companhia, solicita uma redução desse período.
Já nos deparamos com apólices de seis meses, três meses e até mensais.
O que leva as companhias a solicitarem essa redução de vigência?
Muitos casos onde as apólices possuem vigências reduzidas, foram por conta de uma análise das operações apresentadas.
Tipo de mercadoria muito visada para roubo, empresa com apólices anteriores com histórico de sinistros, histórico de inadimplência, entre outros.
Essas apólices com vigência menor, podem ser um meio de fornecer o Seguro a uma empresa que tecnicamente não seria elegível, como nos casos de inadimplência ou alta sinistralidade. Ou, como uma proteção da seguradora nos casos de operações complexas e de alto risco.
O que é Renovação da Apólice?
Ao término da vigência, ou seja, do contrato, é necessário realizar um novo acordo e um novo documento. Esse processo é chamado de Renovação.
Nas renovações, uma nova avaliação da operação poderá ser realizada, como forma de atualização da análise e até mesmo dos dados cadastrais.
A Renovação é Automática?
Depende muito de como foi o ano de contrato a ser renovado. Caso tenham sinistros e inadimplência, a renovação passará por análise e reajuste.
Conforme o grau das ocorrências, algumas apólices podem não ser renovadas.
Caso o contrato não tenha nenhuma ocorrência, a maior parte das seguradoras faz a renovação com as mesmas condições.
Para isso, algumas pedem que o segurado assine um documento para revalidação, e outras fazem o processo internamente, sem necessidade de um novo documento.
Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br