ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Seguro RCF-DC, é obrigatório? (Compulsório)

Capa_blog_455x350-Seguro RCF-DC é obrigatório?

Seguro RCF-DE, é obrigatório-Horizontal_800x455

Seguro RCF-DC, é obrigatório? (Compulsório)

O Seguro de RCF-DC, mais conhecido como Seguro de Roubo, é de contratação facultativa, ou seja, você pode contratar caso haja interesse.

O Seguro de Roubo somente pode ser contratado em conjunto ao seguro obrigatório de RCTR-C (Responsabilidade Civil, mais conhecido como Seguro de Acidentes). Essa contratação pode ser feita em uma única vez ou, ele pode ser contratado posteriormente.

Caso os dois seguros sejam cotados juntos e apenas o RCTR-C seja contratado, é possível retomar as mesmas condições negociadas para o RCF-DC, desde que as informações sobre as operações não tenham sofrido alterações.

Após a contratação, o Seguro de Roubo passa a ser compulsório, uma vez que as Averbações das Cargas são feitas sempre com o número da apólice principal (RCTR-C) e contam para o registro nos dois seguros.

Ou seja, a partir do momento de sua contratação, onde a escolha de ter cobertura contra roubo foi feita, todas as cargas passam a ter cobertura contra Acidentes e Roubo.

As exceções à essa regra, são abertas somente com a apresentação de uma Carta de DDR, que isenta o transportador do custo do seguro de Roubo e de ação de regresso pelo embarcador. Os embarques do cliente em questão, deverão ser averbados normalmente e o sistema, se encarrega de fazer a exclusão do custo para esses embarques.

A DDR cobrirá todas as cargas realizadas para o cliente, não sendo possível a separação e escolha de determinadas operações.

Outra situação se dá quando o embarcador informa que quer contratar no frete apenas o Seguro de Acidentes, por vários motivos, tais como: distância de transporte curta, mercadoria pouco visada, valor muito baixo, etc.

Nessas situações, é importante saber que não é possível separar as coberturas, justamente por conta do Seguro de Roubo tornar-se compulsório após sua contratação, e que essa seleção, poderá prejudicar as indenizações em caso de sinistro.

Sabemos como é complexa a contratação de seguro de transporte de cargas, conte com a expertise da Insert Seguros, há 12 anos atuamos exclusivamente com o seguro de transporte de cargas. Nossa especialização, sua tranquilidade!


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br