Insert Seguros

BLOG

DDR – Dispensa de Direito De Regresso (Carta de DDR)

 

Dentro Blog DDR

DDR, já ouviu falar?

Mais conhecida como Carta de DDR soa muito complicada para quem ouve pela primeira vez, mas não é assim tão difícil. Vamos simplificar para você.

O que é a DDR?

Significa – Dispensa do Direito de Regresso. Em resumo isenta o transportador de ressarcir/reembolsar a seguradora do embarcador da indenização oriunda de sinistro ocorrido durante o transporte em que o transportador era responsável.

A DDR é um documento emitido pela seguradora do Embarcador (dono das mercadorias), que isenta o transportador contratado por ele (para o transporte de suas cargas), do custo do Seguro de Roubo, ou seja, esse documento diz que a seguradora contratada pelo embarcador é responsável em casos de sinistros de roubo, desde que as Regras de Gerenciamento de Riscos sejam cumpridas como descritas na apólice de Transporte Nacional, contratada pelo dono da mercadoria.

Como a transportadora está isenta da responsabilidade desse transporte, automaticamente são isentos também do custo do seu próprio seguro de Roubo, para as cargas cobertas pela DDR.

Com esse documento a DDR, em favor do transportador a seguradora do embarcador não poderá entrar com uma ação regressiva contra o transportador em caso de sinistros, ou seja, que a seguradora não pode exigir o reembolso por parte do transportador, de uma indenização paga. Deste que o transportador cumpra todas regras descritas na apólice do embarcador.

Assim que receber uma carta de DDR, siga os seguintes passos:

Veja se razão social e número do CNPJ da sua transportadora estão corretos.

Qual é vigência desta DDR, data de início e fim, nem sempre são 12 meses.

Caso não conste na DDR as regras de gerenciamento, peça o PGR (Plano de gerenciamento de risco).

Estando tudo OK, assine e reconheça firma e envie para seu corretor de seguros.

Importante: Só deixe de averbar as cargas depois do aceite formal da sua seguradora/corretor, depois do aceite as averbações feitas deste o envio da carta serão isenta de cobrança.

Lembre-se: DDR só isenta o seguro contra roubo, continue averbando o seguro de RCTR-C (acidente) normalmente.

Veja também o nosso vídeo:

 


Bem simples, não?

Ficou com alguma dúvida? Temos uma equipe completa de profissionais especializados para te atender!

Sabemos com é complexa a contratação de seguro de transporte de cargas, conte com a expertise da Insert Seguros há 12 anos atuamos exclusivamente com o seguro de transporte de cargas.

Nossa especialização, sua tranquilidade!

E-mail: clientes@insertseguros.com.br
Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149
Rua Padre Benedito de Camargo, 356, Penha, São Paulo/SP – CEP 03604010

 

BLOG
Fechar Menu
WhatsApp chat