ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

O que é ação de regresso?

Ação de regresso horizontal

O que é ação de regresso?

A ação de regresso é um instrumento de cobrança usado pela seguradora para cobrar um prejuízo causado por terceiro, junto ao cliente da seguradora.

No ramo de transporte rodoviário essa ação acontece geralmente, quando o dono da mercadoria (embarcador), recebe uma indenização referente a apólice de seguro das mercadorias transportadas. A seguradora identifica que o transportador foi causador ou responsável pelo do prejuízo já que carga estava aos seus cuidados.

Desta forma, depois de indenizar o contratante do seguro (embarcador) ele tenta receber amigavelmente do transportador. Caso não obtenha sucesso, ela ingressa com uma ação de regresso contra o transportador.

Essa ação visa recuperar integralmente o valor pago pela seguradora ao segurado, inclusive ela pode pedir penhora de bens do transportador para composição do valor.

Mais uma vez o seguro de transporte de carga se faz fundamental para transportador. Se o transportador estivesse amparado pela sua apólice de seguro, a seguradora iria indenizar o prejuízo causado com a carga diretamente ao embarcador.

Lembramos que o seguro de transportes de carga é obrigatório, e caso o transportador não o tenha, ele fica mais vulnerável no processo. Além do prejuízo com a carga, ele tem que responder por que deixou de cumprir exigência legal deste 1966, a contratação do seguro.

O processo de ação de regresso é bastante semelhante a Sub-rogação. Já ouviu falar? Confira tudo aqui.

Tem mais alguma dúvida, precisa de orientação? Entre em contato estamos à disposição.


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br