ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Seguro de Avarias: O que cobre?

Seguro de Avarias: O que é cobre?

Seguro de Avarias: O que cobre?

Você já ouviu falar em algum sinistro de “avaria”? O artigo de hoje vai mostrar exatamente o que são e o que é coberto no seguro de avarias!

O que são as Avarias?

As avarias são os prejuízos ocorridos durante os transportes, sem envolvimento do veículo transportador. Ou seja, são os danos na carga causados durante uma viagem, sem que tenha acontecido um acidente de trânsito.

Existe um seguro de avarias?

Na verdade não. Chamamos de cobertura de avarias, a cobertura adicional que pode ser contratada dentro da apólice de RCTR-C (Acidentes).

Na apólice de RCTR-C existem três tipos de cobertura:

  • Cobertura básica
  • Cobertura adicional
  • Cláusula específica

A básica é o conjunto de coberturas contratados em todas as apólices. As adicionais, como o nome já diz, são contratadas a mais, de acordo com a necessidade da operação. E uma delas é a cobertura de avarias.

Já as cláusulas específicas, são alguns tipos de coberturas diferenciadas, para certos tipos de mercadoria (por exemplo, animais vivos).

Limites

São definidos valores limites para cada uma dessas coberturas. E é importante informar que, para as coberturas adicionais, sempre será estipulado um limite menor do que para as coberturas básicas.

Isso acontece por conta do seguinte raciocínio: Dificilmente uma carga inteira é avariada de uma só vez. Geralmente, as avarias se dão em parte da carga, portanto, as coberturas adicionais não precisam ser tão altas quando as coberturas básicas.

Mas claro, há exceções.

Condições de contratação

Além dos limites serem diferentes, as condições da apólice também são diferentes para as coberturas adicionais.

Elas possuem taxa própria, negociada na contratação e podem alterar o valor do Prêmio Mínimo da apólice, em alguns casos.

As coberturas adicionais também possuem franquias especificas. Diferente das coberturas básicas do RCTR-C que não possuem nenhum tipo de participação do segurado, as adicionais são contratações extras, que têm liberação para cobrança de franquia.

Coberturas básicas X Cobertura Adicional: Como diferenciar?

Temos uma forma bem simples, que você poderá utilizar para qualquer evento de sinistro de acidente ou dano. Vamos lá:

Quando o veiculo transportador também sofre dano, o prejuízo com a carga entra na cobertura básica.

Por exemplo: Se há colisão, capotamento, incêndio, explosão ou abaloamento com o veiculo transportador e com a carga. Nestes casos não haverá franquia ou limite de indenização menor.

As seguradoras entendem que esses são os riscos mais comuns e por isso a cobertura é integral.

Agora, quando o veículo transportador não se envolve no acidente, consideramos como uma avaria ou dano na carga.

Por exemplo: Algumas situações são bem comuns… Pode acontecer em uma freada brusca e mercadoria se deslocar na carroceria.

Ou uma curva muito fechada e a mercadoria tomba dentro do veículo. Ou o veículo têm algum defeito na pista e a mercadoria cai e acaba danificada… Entre outros.

O que Avarias cobre?

A cobertura adicional de avarias cobre:

  • Quebra
  • Derrame
  • Vazamento
  • Arranhadura
  • Amolgamento
  • Amassamento
  • Queda da Mercadoria do Veículo Transportador
  • Molhadura por Água Doce ou de Chuva
  • Oxidação ou Ferrugem
  • Mancha de Rótulo
  • Contaminação ou Contato com Outras Mercadorias

Porém não é um padrão em todas as seguradoras. Algumas seguradoras podem não cobrir todas essas categorias.

Negociação de apólice

Essas coberturas são negociáveis e podem ser selecionadas dependendo da necessidade e da negociação antes da contratação da apólice.

É possível também encontrar algumas apólices que não possuem cobrança de taxa adicional, aumento do Prêmio Mínimo ou franquias. Basta conversar com o corretor e verificar as possibilidades.

Obviamente, se não houver nenhuma dessas “despesas” a cobertura adicional se torna muito mais atrativa! Preste bastante atenção nas clausulas das suas propostas de Seguro, para verificar as condições financeiras estipuladas e até aonde sua empresa terá seguro de avarias.

Sugerimos sempre, a contratação da cobertura de avarias. Em especial para as empresas que trabalham com cargas fracionadas, onde o risco de dano é maior.

Artigo produzido por: Roberto Schimith – CEO da Insert Seguros


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br