ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Conheça a história da Insert Seguros com Seguro de Cargas

Aniversário da Insert - conheça nossa História

Conheça nossa história com Seguro de Cargas

Chegamos ao nosso décimo terceiro aniversário! Por isso decidimos contar um pouco da história da Insert Seguros.

Uma jornada de 13 anos atuando exclusivamente com seguros de transporte de cargas!

Hoje vamos contar um pouco como tudo começou, pra que você conheça nossa história no mercado de seguros, e como nos tornamos especialistas nos seguros de transportes de cargas.

Nasce uma ideia

Nosso CEO, Roberto Schimith, iniciou sua vida profissional trabalhando em uma corretora de seguros, com a comercialização de planos de saúde. Logo, foi trabalhar em um grande banco, também com seguros.

Após alguns anos no ramo, decidiu fundar sua própria empresa. Nasceu aí, a Insert Seguros!

O começo da Insert

No começo da empresa, já sabíamos que havia um déficit de qualidade de atendimento no mercado de seguros. E com essa percepção, moldamos a ideia inicial, afim de oferecer um serviço com uma maior personalização desse atendimento.

A Insert já atuou com carteira em outros ramos de seguros, para pessoas físicas e jurídicas, mas após algum tempo na busca pela qualificação do atendimento, percebemos que o único Seguro que nos daria aquela essência do sonho, era o seguro de transporte de carga, justamente por sua flexibilidade de personalização.

Os Seguros de Transporte de Cargas

O seguro de transporte ainda é o ramo mais customizável no Brasil.

Cada apólice é única! Por exemplo, é possível conceder cobertura apenas para uma região, ou cobrir somente uma determinada carga, ou uma única viagem, etc.

Enfim, o seguro de transporte possui possibilidades infinitas!

Decisão tomada, mão na massa!

Depois da escolha do ramo em que nos tornaríamos especialistas, era preciso traçar um objetivo: “O que é preciso para se tornar uma referência no mercado?”

No começo do planejamento, ficou claro que havia uma preferência do mercado por transportadores e embarcadores de médio e grande porte – empresas que possuíam estrutura, grandes operações, funcionários e principalmente, que já entendiam e possuíam apólice de seguro.

Apesar de fazer “sentido” seguir a maré, continuando a mesma receita já utilizada pelo mercado, o resultado final não combinava com a base do sonho que era a Insert.

Então, decidimos nesse planejamento que o nicho em que atuaríamos, seria aquele pouco desejado até então: pequenos transportadores e embarcadores, que muitas vezes não conheciam nada sobre seguros de transporte de carga.

Atuar com nesse novo nicho, era a chance de tornar a essência daquele sonho, realidade: Personalização do seguro de carga e do atendimento ao cliente.

Os primeiros passos

Começamos como toda pequena empresa: um chefe, um colaborador e um objetivo.

Com o passar do tempo, conquistamos cada vez mais clientes e fomos nos especializando no seguro de transporte de carga.

Logo, percebemos os primeiros reconhecimentos nos mercados de seguros e de transportes.  

Os primeiros desafios

Nosso foco sempre foi atender com excelência, todas as demandas dos clientes. E quando iniciamos, a principal demanda era a dificuldade na comunicação dos embarques (averbação).

Para suprir essa demanda, contratamos mais um colaborador, que foi encarregado de auxiliar os segurados com todos esses processos de averbação.

Com esse trabalho na área de averbação, percebemos que o caminho para ser referência, oferecer as melhores condições, personalizar o seguro e o atendimento, era oferecer uma solução para todas as demandas dos clientes.

As demandas vinham de quase todas as áreas do seguro: Gerenciamento de risco, sinistro, limites e sublimites, ad valorem/GRIS, DRR, sub estipulação, além da gestão de emissões das faturas.

Definidos os pontos em que precisaríamos atuar, a equipe cresceu com a criação dos departamentos para cada área.

Essa divisão de responsabilidades trouxe a grande oportunidade de aprofundamento nas operações e nos nossos clientes. E também nos ajudou a identificar pontos de melhora nos seguros, e a criação de soluções em todas as áreas.

Resultados

O resultado desse trabalho foi uma melhora significativa nos principais indicadores de uma corretora de seguros. São eles:

Pagamento de Indenizações:

Temos, seguramente, o maior percentual de indenização do mercado!

As seguradoras só negam os sinistros nos casos onde o segurado deixa de cumprir alguma regra da apólice.

Porém, como temos um time de especialistas com departamentos específicos, conseguimos identificar e corrigir eventuais falhas antes que se tornem negativas.

Quando ocorrem sinistros, os segurados bem orientados e que seguiram as recomendações da apólice recebem a indenização rapidamente.

Prazos de Pagamento:

Somos referência no mercado pelas rápidas indenizações!

Isso é possível graças a nossa especialização e alinhamento dos processos de sinistros, bem parecidos com os das companhias.

Temos um método de trabalho, que além da recolher os documentos, fazemos também a análise prévia. O que nos possibilita enviar à seguradora, junto aos documentos, um parecer se há ou não cobertura.

Com esse modelo de atuação, diminuímos em média 15 dias o nosso prazo de indenização.

Sinistralidade:

A sinistralidade, ou seja, o equilíbrio entre o valor que a seguradora recebe de prêmio e paga de indenizações, tem a média do mercado em 55%.

E nos últimos 3 anos, nossa média é de 32%!

Com esse resultado positivo, conseguimos melhores condições comercias e uma maior estabilidade em nossa carteira.

Inadimplência:

O seguro de transporte é cobrado através de faturas emitidas mensalmente, e caso não haja uma gestão eficiente de envio e acompanhamento das faturas, isso pode gerar um alto volume de inadimplência.

Mesmo com essa possibilidade, a inadimplência em nossa carteira é de apenas 3%! Bem abaixo da a média do mercado, que está entre 10 e 15%.

Hoje e amanhã!

Alguns pontos foram essenciais para que essas conquistas fossem possíveis:

Nosso foco exclusivo no seguro de transporte de carga!

As seguradoras conhecerem e confiarem no nosso trabalho!

Nosso time de especialistas, que são reconhecidos em todo o mercado!

O conhecimento do nosso time e a confiança das seguradoras, trás a rapidez necessária para as respostas e soluções das demandas, o que reflete em um atendimento rápido e especializado aos nossos clientes.

Hoje atendemos mais de 400 clientes, em todos os estados do Brasil e dos mais diversos segmentos! E é muito gratificante perceber que atendemos pequenas, médias e grandes empresas com mesma qualidade.

Os desafios continuam, mas estamos confiantes que escolhemos o caminho certo quando decidimos atuar somente com um único ramo de seguro.

E que venham mais 13 anos!

Artigo produzido por: Roberto Schimith – CEO na Insert Seguros
LinkedIn: Roberto Schimith


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br