Laudo de Destruição do Seguro de Carga: O que é e para que serve?

Laudo de Destruição do Seguro de Carga: O que é e para que serve?

Laudo de Destruição do Seguro de Carga: O que é e para que serve?

Seguindo a série de assuntos relacionados aos sinistros dos Seguros de Transportes, hoje falaremos sobre o Laudo de Destruição do Seguro de Carga, o que ele é e para que serve. Tópicos que causam muitas dúvidas nas empresas, principalmente quando estão envolvidos em algum sinistro de transporte.

O que é o Laudo de Destruição do Seguro de Carga?

O Laudo de Destruição é um documento formal, emitido por uma empresa responsável pelo descarte correto de uma mercadoria envolvida em um sinistro.

Entretanto, nem sempre há a necessidade de descarte, falamos um pouco sobre isso na matéria sobre Salvados.

Quando há essa necessidade de descartar, incinerar e ou dar a destinação devida a uma mercadoria que sofreu um sinistro, o Laudo de Destruição deverá ser emitido pela empresa responsável por este tipo de demanda.

Ou em alguns casos, onde o próprio dono da mercadoria fará o descarte, o Laudo de Destruição deverá ser emitido por uma área específica da empresa, como a área de qualidade, por exemplo.

Porque é necessário descartar essas mercadorias?

Em um sinistro podem haver algumas questões analisadas, que levem a solicitação da destruição da carga.

Por exemplo:

  • A exposição da marca: Caso as mercadorias sejam comercializados e estiverem fora do padrão de qualidade, a marca responsável fica sujeita a processos jurídicos e queda no mercado por má reputação.
  • Contaminação e sujidade da mercadoria: Em decorrência do contato com outras superfícies, que não sua embalagem original.
  • Perda de vencimento: Pode ser que o processo de análise e vistoria seja longo, e a validade da mercadoria expire.
  • Devolução de lote ou qualquer outro motivo que leve a recusa da mercadoria por parte do comprador ou do produtor, causará a necessidade dela ser futuramente destruída.

Como funciona o processo de avaliação para solicitação da destruição?

No caso do transportador de carga, responsável pelo transporte da mercadoria de terceiros, em um eventual sinistro será apurado pela Reguladora no ato do evento,
a extensão dos danos na carga.

Após apurada a extensão os danos, a Reguladora encaminhará a carga/material para avaliação do proprietário (seja ele o remetente ou o destinatário).

Para os casos onde o embarcador é o segurado da apólice, o processo é o mesmo, apenas o contato é mais direto.

Nesta etapa, é definido se a mercadoria será aceita ou se terá que ser destruída, gerando a necessidade dos Laudos de Destruição, feitos pelo proprietário da mercadoria ou pela empresa responsável contratada.

Aonde o Laudo de Destruição deve ser apresentado?

Após estar com o Laudo de Destruição em mãos, o segurado (seja ele o embarcador ou transportador) poderá informar e comprovar à sua seguradora quanto a destinação que fora dada a carga.

Ele servirá para comprovar que a mercadoria foi devidamente descartada, não expondo as empresas envolvidas e cumprindo com as responsabilidades civis de um descarte correto.

Vale lembrar que para cada sinistro existe uma dinâmica a ser adotada, um modo de agir em função da extensão do dano, bem como da natureza do evento.

Quanto custa um Laudo de Destruição?

O Laudo de Destruição em si não possui valor de compra, entretanto, a realização do serviço na maioria das vezes fica a critério do segurado.

Desta forma, fica também com o segurado, a responsabilidade de arcar com as custas desse serviço.

Em alguns casos, onde há a contratação prévia na apólice de Seguro de Transporte da Adicional de Destruição, o segurado poderá futuramente pedir o reembolso dos valores pagos, anexando os comprovantes ao processo de sinistro indenizado.

Como contratar essa Cobertura Adicional de Destruição?

Pra conseguir essa cobertura adicional, é imprescindível que a contratação do seguro seja feita de forma consultiva e de acordo com o perfil de cada cliente.

Dessa forma, o corretor especializado poderá entender as operações do transportador com seus clientes e identificar as possíveis fragilidades, bem como orientar o cliente com as coberturas ideais e que sejam voltadas para seu modelo de negócio.


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