Insert Seguros

BLOG

Quem é o responsável pelo pagamento do seguro de carga?

Quem é o responsável pelo pagamento do seguro de carga?

Os Seguros de Carga são contratos firmados entre as transportadoras e as seguradoras, ou entre os embarcadores e as seguradoras.

No caso dos transportadores, pode haver uma certa confusão quanto a quem cabe a responsabilidade do pagamento dos seguros, por conta da possibilidade de repasse desse custo aos seus clientes junto ao frete (falamos um pouco sobre isso aqui).

A dúvida da obrigatoriedade do Seguro de Carga

 Já falamos que o Seguro de RCTR-C é obrigatório aos transportadores desde 1966, e para facilitar, criamos o comparativo com o DPVAT, que também é obrigatório.

A diferença entre o RCTR-C e o DPVAT é que a obrigatoriedade do DPVAT é aplicada a pessoas físicas e jurídicas que compram um veículo. E a obrigatoriedade do RCTR-C é aplicada apenas a pessoas jurídicas, que possuam CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) relacionados à Transportes no CNPJ.

Ou seja, O RCTR-C é um Seguro que deve ser contratado por todas as empresas transportadoras, independentemente de seu tamanho e operações.

Para os embarcadores, o Seguro de Cargas de Transporte Nacional também é obrigatório nos casos onde o Embarcador seja o responsável pelo transporte, mas diferentemente do RCTR-C e RCF-DC, o custo geralmente não é repassado aos clientes.

Mas afinal, e o pagamento?

Como falamos, a contratação dos Seguros de Carga nada mais é do que um acordo firmado entre a empresa contratante e a Seguradora, e o boleto desse serviço, virá no nome desse contratante.

Por isso explicamos a questão da obrigatoriedade.

A partido do momento que se estabelece a responsabilidade do transporte e contratação do seguro, entende-se que:

  • Se o seguro é obrigatório para empresa responsável pelo transporte, logo o pagamento do boleto torna-se responsabilidade do seu contratante (o segurado).

Uma alternativa

 Há uma alternativa para as transportadoras não absorverem esse custo, que é o repasse dos valores junto ao valor do frete.

Também conhecido como Ad Valorem, o custo que a empresa terá com Seguros e Gerenciamento de Risco é somado ao valor do frete, sendo calculado como uma despesa da operação.

Claro, esse repasse precisa ser negociado diretamente com o cliente, pois não trata-se de um padrão obrigatório, e sim de um acordo comercial.

Para os embarcadores responsáveis pelos transportes, o valor também pode ser embutido no custo do frete ou até mesmo no valor do produto, ficando à cargo da empresa avaliar os benefícios dessa ação.


E-mail: clientes@insertseguros.com.br
Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149
Rua Tijuco Preto, 393, Cobertura, Tatuapé, São Paulo/SP – CEP 03316000

BLOG
Fechar Menu
WhatsApp chat