O que é o seguro de RCF-DC?
O Seguro de RCF-DC é mais conhecido como seguro de roubo/desaparecimento de carga , é uma modalidade no seguro de transporte para transportadores.
Contratado em conjunto com o seguro de RCTR-C (acidentes com a carga) o RCF-DC irá garantir ao transportador que em caso de seu veículo ser roubado ele receba da seguradora o valor que foi subtraído.
Mas o que cobre o seguro RCF-DC (de roubo)?
Ele cobre as mercadorias que foram roubadas junto com o veículo transportador, seja esse roubo total ou parcial.
Vale lembrar que para isso, o autor do delito deve tomar a direção do veículo ou através do uso de arma de fogo, ou até mesmo violência contra o motorista.
Existem ainda outras causas como:
- apropriação indébita, quando o motorista se apropria indebitamente de sua mercadoria;
- estelionato;
- furto simples ou qualificado;
- extorsão simples ou mediante sequestro;Todas as causas serão acompanhadas do desaparecimento do veículo no ato do ocorrido para caracterizar a cobertura do seguro.
Agora que já sabemos um pouco sobre o seguro RCF-DC (de roubo) e suas regras, vamos nos aprofundar no tema?
Na apólice RCF-DC (de roubo) do transportador, temos três classificações de mercadorias que irão ditar quais regras de segurança devemos adotar ao carregá-las.
São elas:
Mercadorias gerais: como produtos inacabados, componentes que fazem parte de um determinado produto/projeto ou uso e que que ainda sera beneficiado para então ir para o cliente final e principalmente, não possuem visibilidade para roubo
Mercadorias excluídas de cobertura: são aquelas nas quais a seguradora não aceita como bem segurado, como: armas, munições, explosivos, cigarro, medicamentos, mas vai depender de cada seguradora com suas exclusões.
Mercadorias específicas: essas são aceitas pelas seguradoras, porém necessitam de maior atenção, pois são mais visadas para roubo, como : cobre, alumínio, produtos alimentícios, cosméticos, celular, eletrodomésticos, pneus, auto peças.
Para elas existem um valor individual no qual o transportador pode carregar no veículo e não precisa de rastreador e acima deste valor , precisa monitorar, pois a segurança tem que ser maior.
Esse valor individual, chamamos de sublimite, no qual o transportador terá em sua apólice para as mercadorias específicas.
Vamos a um exemplo?
Na apólice XXX temos um limite de R$ 100.000,00 por veículo/viagem.
Irá ser transportado 60.000,00 de produtos alimentícios, porém o sublimite é de 30.000,00 para alimentos em geral.
Para essa operação o transportador pode carregar até R$ 30.000,00 sem o uso de rastreador e acima deste valor, a sua viagem tem que estar rastreada e monitorada durante todo o percurso.
Para saber mais sobre o cálculo do seguro, consulte aqui.
Para garantir que tudo corra bem e de acordo com a apólice, existem as gerenciadoras de risco que ajudam com a segurança do que é transportado.
Como? através do serviço prestado por pesquisa cadastral de motorista e veículo , no qual a gerenciadora de risco faz uma pesquisa completa sobre o motorista que fara a sua viagem.
Além deste cadastro, o monitoramento da carga é feito por ela através do equipamento de rastreador instalado no caminhão/veículo de carga, tudo online e em tempo real.
Para que isso aconteça, o sinal do rastreador é enviado para a gerenciadora de risco que ira acompanhar e interagir com o motorista através de mensagens no teclado do rastreador dentro da cabine e também pode enviar comandos como bloqueio, sirene , travar e destravar o baú.
Para o seguro de roubo sempre terá como exigência o gerenciamento de risco, que ira minimizar as possíveis perdas e dar mais tranquilidade ao transportador no dia a dia.
Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br