O que são atuadores e sensores no Gerenciamento de Risco?

O que são atuadores e sensores no Gerenciamento de Risco?

O que são atuadores e sensores no Gerenciamento de Risco?

Dentro das regras conhecidas como Gerenciamento de Risco, temos alguns pontos de atenção, que devem ser compreendidos durante a contratação do seguro.

Um desses pontos é o que indica os tipos de equipamentos que devem ser utilizados para realizar o Rastreamento da Carga.

No mercado, existem equipamentos chamados “Rastreadores” e outros chamados de “Localizadores”. Falaremos mais a fundo sobre suas diferenças na próxima matéria, mas já podemos adiantar que para o rastreamento e monitoramento no Seguro de Carga, é necessário possuir um conjunto de Rastreador.

O que é um conjunto de Rastreador?

O conjunto de rastreador são equipamentos que ajudam a Gerenciadora de Risco a atuar no embarque, e não apenas monitorá-lo.

Os conjuntos costumam ter:

  • Travas
  • Sensores
  • Atuadores
  • Bloqueios
  • Rastreador / Antena
  • Teclado interno

Os equipamentos de rastreamento possuem “inteligência embarcada”, como é chamado o conjunto de atuadores, travas e sensores.

Isso torna possível a comunicação com veículo através destes equipamentos, que além de trazer o posicionamento do veículo em tempo real, possibilitam a interação com o condutor e veículo de imediato.

O que são os atuadores e sensores no Gerenciamento de Risco?

Como falamos acima, os atuadores e sensores são partes do conjunto de acessórios que compõem o “equipamento rastreador “de um veículo de cargas.

O intuito deles é dar uma maior segurança e controle à Gerenciadora de Risco nos casos de uma possível perda e em outras diversas situações do dia a dia no transporte.

O que é um atuador?

Atuadores são equipamentos que possuem algum tipo de ação sobre o veículo.

Ou seja, os atuadores podem receber comandos de atualização ou de ordem para execução, podendo vir de um operador ou programada de forma automática na configuração do sistema.

Abaixo, separamos os atuadores mais comuns que encontramos nos conjuntos:

  • Bloqueio de combustível/válvula solenoide – Possibilita cortar a ignição do veículo e ou o fornecimento de combustível.
  • Atuador sirene – Quando ativada emite um som externo de alerta para um não conformidade ou suspeita de roubo.
  • Trava de 5ª roda – Responsável por travar o conjunto mecânico (cavalo) junto a carreta.
  • Trava de baú – Equipamento que realiza a trava do baú através do pino central na carroceria. Com isso, o baú só abrirá através de um comando externo enviado ao equipamento.

Estes são os atuadores que mais encontramos no dia a dia das operações, entretanto, existem outros utilizados em operações especificas, são eles:

  • Redutor de SFI (chip de potência do veiculo)
  • Perda de pressão dos pneus
  • Frenagem progressiva
  • E outras adaptações em que atuadores podem ser aplicados.

E o que são os Sensores?

Os sensores são acessórios que informam o status de funcionamento do veículo, alguma ação realizada ou uma situação externa que o equipamento capte.

Temos uma variedade grande de sensores, e citaremos aqui os principais tipos, que vemos com mais frequência;

  • Sensores de porta do carona e motorista
  • Sensor de violação de painel
  • Sensor de desengate
  • Sensor de variação de temperatura
  • Sensor de grade de janela
  • Sensor de velocidade
  • Sensor de baú

Como dizem os nomes, cada um possui sua aplicação principal, podendo conter algumas alterações.

Em conjunto, cooperam para uma viagem mais segura e com total controle sobre o veículo e tudo que ocorre durante o trajeto.

Vale lembrar que, como no caso dos atuadores, ainda existem outras opções de sensores disponíveis para outros tipo de operação.

Cabe ao cliente identificar sua necessidade ou ao corretor identificar a exigência de apólice, para poder aplicar a configuração exata de acordo com a operação, e do modo correto de utilizá-los.

Outro ponto importante é: Se um equipamento não possui esses componentes, não poderá ser utilizado no Seguro de Carga, como parte do Gerenciamento de Risco, servindo apenas para localizar a posição atual do veículo.

Não deixe de acompanhar nossas matérias para saber mais sobre os Seguros de Carga e todas as suas variações!

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