Prazos em caso de sinistro de carga, como funcionam?
Como falamos na matéria da semana passada, recebemos muitas perguntas sobre sinistros: Como funciona, quais as documentações que serão solicitadas, o que acontece se recuperam a mercadoria em caso de roubo, etc (se você não viu, leia aqui).
A pergunta que separamos essa semana é sobre o tempo de análise de um processo de sinistro.
Afinal, quanto tempo?
A SUSEP, autarquia do governo que regulamenta todos os tipos de seguros, rege que as companhias possuem 30 dias para análise e resposta dos processos de sinistro.
O que não fica claro para quem está começando ou tendo seu primeiro sinistro, é que esses 30 dias não são corridos ou úteis, eles são contados a partir da entrega do ultimo documento para análise.
Mas e se faltarem documentos?
Caso a documentação seja entregue e o analista sinta a necessidade de alguma outra comprovação, o prazo fica suspenso até a entrega desse documento solicitado.
Ou seja, supondo que o sinistro ocorreu no dia 10 de fevereiro e que o processo teve a documentação toda entregue no dia 15, a companhia terá até dia 14 do mês seguinte para posicionar a corretora sobre a negativa ou indenização do processo.
Agora, supondo que o analista solicite um documento complementar no dia 20, que foi entregue pelo segurado no dia 25, o prazo volta para o início, e o prazo será 24 do mês seguinte, ou seja, 30 dias a partir da entrega do último documento.
Ressaltamos que o analista da seguradora depois que receber a relação preliminar de documentos só poderá solicitar mais documentos mais duas vezes.
Importante! O que é Auditoria?
Existem alguns casos em que o prazo acima é excedido por conta de uma Auditoria no processo.
As auditorias podem ser motivadas por procedimentos internos da companhia e aleatoriamente, ou podem ser solicitadas pelo analista quando há suspeita de fraude por uma das partes.
Em nossa experiência, 5% dos casos acabam sendo auditados e perdem o prazo normal.
As auditorias não tem prazo para análise, podendo levar o tempo necessário para identificação de algum problema interno ou externo, conforme falado acima.
Já teve um sinistro auditado?
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