ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Veículos de cargas: você sabe a importância da revisão?

 

Horizontal_800x455importância da revisão

Atualmente, a falha mecânica é a quarta causa de acidentes declarados pelos motoristas. Além disso, muitos veículos rodam milhares de quilômetros, por rodovias e estradas malconservadas que só pioram a situação.

Por conta disso tudo, vamos ressaltar a importância da revisão nos veículos transportadores!

O veículo em mau estado de conservação é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro. Rende multa ao motorista, pontos na carteira de habilitação e, dependendo do item danificado, pode levar à apreensão do caminhão causando gastos desnecessários ao transportador.

A maneira mais eficaz de diminuir esses riscos é com a realização de manutenções preventivas de tempos em tempos, garantindo que a mecânica dos veículos, bem como todos os itens de segurança, estejam em perfeitas condições.

Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte, seguem algumas boas práticas e recomendações:

  • Os volumes de carga devem estar bem distribuídos;
  • Troque os filtros;
  • Cheque o óleo do motor e sistema elétrico;
  • Preste atenção na fumaça de escape e acoplamentos (quinta roda);
  • Confira faróis e sinalização;
  • Verifique freios, escapamentos, pneus, embreagem, suspensão.

Vale lembrar que o seguro obrigatório RCTR-C (obrigatório para o transportador rodoviário), não cobre problemas mecânicos nos veículos.

A conscientização da importância da revisão é essencial para manter seu caminhão rodando com segurança e eficiência, aumentando a segurança das viagens deixando o trânsito mais seguro, protegendo as cargas e, principalmente, o bem mais precioso que um caminhão leva: a vida de seu condutor.

Dessa forma, lembre-se revisão é investimento, reduz o consumo de óleo, aumenta a produtividade, segurança e bem estar do motorista.


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br