Seguro de carga é fator obrigatório?

Seguro de carga é fator obrigatório_Horizontal_800x455

Seguro de carga é fator obrigatório?

O Seguro de Transporte de Carga é fator obrigatório desde o Decreto-lei 73 de 21 de novembro de 1966, para o transportador. Protege a sua responsabilidade civil sobre o bem transportado.

Empresas de transporte de carga, nacional e internacional, os proprietários de bens e mercadorias não dispensam a contratação de seguro pois evitam prejuízos durante a cadeia de transferência ou distribuição de produtos.

O nome do seguro obrigatório que deve ser contratado pelo transportador de carga é “Responsabilidade Civil Transportador Rodoviário de Carga”, chamado pela sigla “RCTRC”, que garante a “responsabilidade” do transportador rodoviário com relação aos danos causados a carga transportada, pertencente somente a terceiros, em decorrência de colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio e explosão que tenham ocorrido com o veículo transportador.

Já o Seguro RCF-DC, ou Responsabilidade Civil de Desaparecimento de Carga, não é obrigatório, porém, cobre roubo, furto, desaparecimento de cargas, entre outros. É feito pelas transportadoras e quem recebe em caso de sinistro é o dono da carga. Embora opcional, é um seguro muito importante, pois cobre casos de furto e desaparecimento de carga, quando o caminhão é levado junto com a mercadoria, e situações de roubo, mediante grave ameaça ou violência.

O transportador pequeno, que deveria conhecer esta obrigação desde a sua fundação, normalmente fica sabendo desse seguro quando seu cliente lhe obriga a contratá-lo para que possa carregar suas cargas, ou pior, quando o seu cliente, ou a seguradora desse, entra com uma ação na justiça para buscar ressarcimento de um prejuízo que foi causado devido a um dos acidentes mencionados acima.

O seguro de cargas é fator obrigatório para empresas preocupadas em mitigar os riscos referente aos seus transportes, pois  protege, antes de qualquer coisa, sua reputação e seu patrimônio. Com Altos índices de acidentes e roubos em nosso Pais, o seguro de cargas acaba se tornando uma tranquilidade tanto para o embarcador quanto ao transportador onde a regulamentação diz que toda carga em circulação deve estar assegurada.

Para saber mais sobre a lei do seguro de cargas, confira aqui.


E-mail: clientes@insertseguros.com.br
Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149
Rua Tijuco Preto, 393, Cobertura, Tatuapé, São Paulo/SP – CEP 03316000