ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Prazos em caso de sinistro de carga, como funcionam?

Capa_blog_455x350_Base-Como funcionam os prazos em caso de sinistro de carga?

Prazos em caso de sinistro de carga, como funcionam?

Como falamos na matéria da semana passada, recebemos muitas perguntas sobre sinistros: Como funciona, quais as documentações que serão solicitadas, o que acontece se recuperam a mercadoria em caso de roubo, etc (se você não viu, leia aqui).

A pergunta que separamos essa semana é sobre o tempo de análise de um processo de sinistro.

Afinal, quanto tempo?

A SUSEP, autarquia do governo que regulamenta todos os tipos de seguros, rege que as companhias possuem 30 dias para análise e resposta dos processos de sinistro.

O que não fica claro para quem está começando ou tendo seu primeiro sinistro, é que esses 30 dias não são corridos ou úteis, eles são contados a partir da entrega do ultimo documento para análise.

Mas e se faltarem documentos?

Caso a documentação seja entregue e o analista sinta a necessidade de alguma outra comprovação, o prazo fica suspenso até a entrega desse documento solicitado.

Ou seja, supondo que o sinistro ocorreu no dia 10 de fevereiro e que o processo teve a documentação toda entregue no dia 15, a companhia terá até dia 14 do mês seguinte para posicionar a corretora sobre a negativa ou indenização do processo.

Agora, supondo que o analista solicite um documento complementar no dia 20, que foi entregue pelo segurado no dia 25, o prazo volta para o início, e o prazo será 24 do mês seguinte, ou seja, 30 dias a partir da entrega do último documento.

Ressaltamos que o analista da seguradora depois que receber a relação preliminar de documentos só poderá solicitar mais documentos mais duas vezes.

Importante! O que é Auditoria?

Existem alguns casos em que o prazo acima é excedido por conta de uma Auditoria no processo.

As auditorias podem ser motivadas por procedimentos internos da companhia e aleatoriamente, ou podem ser solicitadas pelo analista quando há suspeita de fraude por uma das partes.

Em nossa experiência, 5% dos casos acabam sendo auditados e perdem o prazo normal.

As auditorias não tem prazo para análise, podendo levar o tempo necessário para identificação de algum problema interno ou externo, conforme falado acima.

Já teve um sinistro auditado?


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br