O que é a Tecnologia EDI?

2 - Horizontal_800x455_Base - Tecnologia EDI

A sigla EDI significa: “Eletronic Data Interchange”, termo em inglês para Intercâmbio Eletrônico de Dados, ou seja, é uma tecnologia que facilita a comunicação de forma patronizada entre sistemas.

Tecnologia EDI

Qual o motivo de usar a tecnologia EDI?

Essa tecnologia ajuda empresas diferentes, com informações que se correlacionam (mas que não são iguais), a criar um padrão para se comunicarem. Como?
Diversos sistemas usam os formatos de documentos em txt, xml etc., para evitar a digitação de enormes dados. Isso gera economia de tempo, dinheiro e maior assertividade na importação ou exportação de dados.

Exemplos de dados que usam EDI

  • Notas fiscais repassadas aos prestadores de serviço;
  • Conhecimentos Eletrônicos emitidos para efeito de transporte e cobrança;
  • Arquivos de banco de dados em formato TXT para importação;
  • Comunicação de notas, Ct-es para contratantes do serviço;
  • Entrega de dados para sistemas de gestão.

No ambiente do transporte é muito comum a Tecnologia EDI, por que?

Os Ct-es, notas fiscais e até mesmo a averbação (comunicação dos embarques para a seguradora) são feitas com a tecnologia EDI.

No momento que a emissão de uma nota fiscal é feita, gera-se o arquivo XML que poderá ser enviado ao seu cliente, embarcador, transportador ou para sistemas de controle.

Imagina qual seria o trabalho de digitar as informações como ORIGEM, DESTINO, VALOR DA MERCADORIA e etc., para todos os envolvidos na operação. Aqueles que precisam das informações das NF-es demorariam para obter os valores, dados e etc.

Para facilitar a comunicação foi desenvolvido um padrão de XML’s ao qual os programadores e sistemas sabem exatamente as informações necessárias a captar, abaixo um exemplo:

Tecnologia EDI - Exemplo de XML
Imagem ilustrativa

A imagem acima ilustra a estrutura de um XML.

Com a tecnologia EDI os dados são capturados com maior rapidez devido aos padrões dos documentos.

Você só terá o trabalho de importar os dados para o sistema e automaticamente irão aparecer, devido a facilidade e a comunicação EDI.

Resumidamente o EDI é feito para documentos se comunicarem com sistemas e entregar dados com maior tranquilidade e segurança para pessoas.

Este artigo foi produzido por? Fabrício Oliveira – Especialista em Excel e analista de faturamento.

E-mail: contatos@insertseguros.com.br Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 8927-3728 Rua Tijuco Preto, 393, Cobertura, Tatuapé, São Paulo/SP – CEP 03316000

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *