ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

O que são embarques esporádicos no seguro de cargas?

O que são os embarques esporádicos no seguro de carga? Capa_blog_455x350

 

O que são embarques esporádicos no seguro de cargas? 

O termo “Embarque Esporádico” é usado para descrever um embarque pontual, que ocorre poucas vezes e que possui alguma característica não coberta, que precisa ser aceita pela seguradora em questão.

O ramo de transportes é muito dinâmico, e muitas vezes, as empresas recebem solicitações de algum transporte um pouco diferente do que está coberto em suas apólices, como um valor de carga acima do limite contratado, por exemplo.

 E nesses casos o que as empresas precisam fazer?

Conforme consta na cláusula de Limite Máximo de Garantia, para embarques que ultrapassem o limite estabelecido, deverá ser solicitado com antecedência a análise e liberação do valor excedente. Segue o trecho abaixo:

“Embarques com valores superiores aos estabelecidos deverão ser comunicados a esta Seguradora por escrito antes do início do risco, com antecedência mínima de 03 (três) dias úteis, a qual se pronunciará sobre a aceitação ou não do risco, bem como das Medidas de Gerenciamento de Risco aplicáveis a esses embarques, sob pena de perda de direito integral à indenização em caso de sinistro.”

O Embarque Esporádico serve apenas para esse caso?

Não. Podem haver diversas necessidades dentro de uma operação, em que se façam necessárias as solicitações de Embarque Esporádico por parte do transportador ou embarcador junto à companhia.

Damos alguns exemplos:

  • Cumprimento de GR

Um exemplo bastante comum, seria a impossibilidade do cumprimento do Gerenciamento de Risco. Ou seja, especificamente neste transporte, o GR precisa ser diferente do que foi acordado em apólice, e para isso, é necessário que a companhia analise as informações e os motivos passados pelo segurado e libere as alterações solicitadas.

  • Mercadoria Diferenciada

Outra situação se dá no caso do frete de uma mercadoria excluída nas apólices. Todas as mercadorias são categorizadas como Gerais, Específicas ou Excluídas (Leia mais aqui), e nos casos onde será realizado o transporte de uma mercadoria excluída, também é necessário solicitar essa liberação. Pois nesse caso, o valor pode estar dentro do Limite contratado, porém teria cobertura por conta da classificação da mercadoria.

  • Origem e Destino

Com a série de ocorrências registradas no Rio de Janeiro, muitas companhias passaram a não cobrir ou restringir a rodagem das cargas dentro do Estado. Pode acontecer que a empresa que contratou esse seguro, receba uma solicitação de transporte para lá. Como o Estado encontra-se com cobertura excluída ou restrita, é necessário solicitar à seguradora a Liberação Esporádica desse embarque.

Quais os prazos para essa liberação?

Foi regulamentado pela SUSEP que as companhias possuem até 3 dias úteis para analisar, negociar e liberar os Embarques Esporádicos. Entretanto, não são todas as companhias que fazem uso do prazo completo.

Outra característica importante, é que um fator que pode auxiliar a diminuição desse prazo, é o nível de contato que a corretora possui com a companhia. Muitas vezes, com um bom relacionamento, é possível solicitar prioridade diretamente ao analista responsável por essa análise.

 O que facilita a rápida liberação de um embarque esporádico?

Quando uma liberação é solicitada, é imprescindível o envio de todas as informações sobre o embarque a ser analisado. Um dos fatores que agiliza o processo, é o envio das informações com prontidão e exatidão, para que a análise seja rápida e favorável ao segurado. Mais uma vez, uma corretora especialista ajudará muito nesta situação, uma vez que sabemos exatamente quais as informações importantes e indispensáveis.

Após a liberação por parte da companhia, qual o próximo passo?

Seguindo o fluxo de um embarque esporádico, após análise e liberação junto a companhia, a averbação desse embarque precisará ser realizada.

Geralmente, essa averbação é feita diretamente pelo setor de faturamento da companhia, para finalização do processo.

Uma vez que o sistema de averbação bloqueia (recusa) embarques que estejam acima do LMG da apólice, essa finalização por parte da seguradora é imprescindível.

Como a finalização não é uma regra, cada companhia possui um processo diferente. Existem algumas companhias que junto com a liberação do embarque, enviam um código de liberação exclusivamente para que esse embarque possa ser averbado, diretamente pela empresa.

Por fim, o embarque esporádico no seguro de cargas requer atenção quanto ao tempo necessário para que seja liberado pela seguradora, e para ser carregado e transportado com segurança e sem preocupações quanto a sua cobertura.


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br