ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Economia para caminhoneiros: 3 dicas relevantes

Ecnonomia para caminhoneiros-Horizontal_800x455_Base

Economia para caminhoneiros: 3 dicas relevantes

Quando falamos sobre economia para caminhoneiros, não podemos esquecer que 58% das mercadorias que circulam no país, são responsabilidade do transporte de cargas no sistema rodoviário. Assim, já se entende o tamanho da importância desse setor para a economia.

O caminhoneiro já tem muitos gastos, pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais que você não pode deixar de atentar-se, para que garanta economia na sua viagem:

  • Economia para caminhoneiros: A Manutenção preventiva como economia e eficiência

A manutenção do caminhão é um dos principais itens entre os gastos dos caminhoneiros. Mas, a manutenção preventiva mantém o veículo rodando em condições mais próximas das de fábrica, o que significa maior eficiência energética, diminuindo o gasto com combustível. Além disso, ela evita que o caminhão tenha problemas inesperados durante uma viagem, o que pode causar a perda de prazos.

Outra grande economia gerada pela manutenção preventiva, é o gasto com os pneus, que assim como o gasto com combustível, são uns dos maiores gastos dos caminhoneiros.

Manter os componentes como freios, suspensão e rolamentos em dia, influenciam no desgaste dos pneus. Os serviços de alinhamento e balanceamento também devem ser feitos periodicamente e a calibragem precisa estar sempre de acordo com as recomendações do fabricante.

No final, pode parecer um gasto, mas a manutenção preventiva é um investimento econômico, já que, sai mais barata a revisão, do que o reparo e troca de peças.

  • Economia para caminhoneiros: Saiba como planejar suas viagens

O planejamento das viagens permite ao caminhoneiro evitar situações que aumentam os seus custos e que as tornam mais longas e demoradas. Dê preferência a rotas conhecidas, as desconhecidas geralmente são menos movimentadas e as chances de roubos – ou mesmo acidentes devido má condições da estrada – são bem maiores.

Dependendo da rota, se não planejada, pode ter aumento de consumo de combustível, devido também as condições da estrada ou até mesmo por ser mais longa. Deixando sua viagem ineficiente.

Planejando sua rota, saberá encontrar postos com o melhor custo benefício e confiabilidade, locais para descanso e refeições, além de optar por pedágios mais baratos e estradas mais eficientes.

  • Economia para caminhoneiros: Dirija defensivamente

Não só contribui para um trânsito mais tranquilo, diminuindo o estresse do dia a dia, como também reduz o consumo. Ao evitar paradas bruscas e aceleradas constantes, o veículo pode aproveitar melhor a energia gerada, além de evitar a injeção desnecessária de combustível.

Existem ainda muitas outras formas de se economizar, mas seguindo estas, o caminhoneiro já verá um ganho líquido no fim de cada mês e ano.


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br