ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Conheça os 8 itens que influenciam no preço do seguro de carga

1 - Capa_blog_8 itens que influenciam no preço do seguro de carga

O transporte de carga é muito dinâmico e tem inúmeras variáveis, como o tipo de veículo, carga, origem e destino entre outras.

Você sabe quais dessas variáveis que influenciam no preço do seguro de carga? Vamos destacar os principais pontos que merecem atenção.

8 influenciam no preço do seguro de carga:

1 – Tipo de Mercadorias:

Mercadorias de alto valor agregado como: medicamentos, celulares, eletrônicos e metais preciosos, elevam o preço do seu seguro de carga, por serem produtos muito visados de roubo.

2 – Gêneros alimentícios

As vezes, não tem valor agregado alto, mas é facilmente vendido.

3 – Matéria-prima e metais

As matérias-primas e metais como o cobre, aço, ferro e toda mercadoria que pode ser transformada/beneficiada é atrativa para roubo. Muitas dessas mercadorias tem difícil rastreabilidade. Como são matérias-primas, algumas não tem número de série, lote ou identificação padronizada.

4 – Motoristas

Os motoristas registrados na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que utilizam a frota da empresa, ajudam a diminuir o preço do seguro. Os agregados fiéis (são os motoristas que trabalham exclusivamente para uma empresa), também ajudam a diminuir o preço. Por fim, os agregados e autônomos costumam encarecer o seu custo com seguro, porque quanto menor o vínculo com a empresa, maior o risco e com isso.

5 – Rotas x Distâncias

As rotas utilizadas e distâncias percorridas também influenciam no preço do seguro de carga.

Quanto maior a distância, maior a taxa. Uma viagem em que o motorista precisa pernoitar aumenta a exposição da carga e com isso, o risco de roubo. Além das pernoites, algumas rotas passam por regiões com alto índice de acidentes e roubos e isso também agrava a taxa do seguro.

6 – Gerenciamento de risco.

Se a empresa utiliza veículos rastreados, monitorados ou até mesmo com escolta, o custo do seguro tende a ser menor.

7 – Sinistros

As seguradoras utilizam um sistema de consulta para conhecer o histórico de sinistros. Caso haja um histórico ruim, é possível (provavelmente) que a taxa do seguro seja maior.

8 – Restrições financeiras

Caso a empresa tenha pendências financeiras, a tendência é que haja um aumento no custo do seguro.

Você possui um ou mais itens listados acima? Fique tranquilo, consulte-nos! Somos especialistas em seguro de transportes e certamente conseguiremos uma proposta com custo viável para sua operação!

Este, é um dos benefícios de contratar um corretor especializado em seguro de transportes de carga. Conseguimos apólices que se ajustem as suas necessidades e operações, de forma justa com preço adequado.

Artigo produzido por: Roberto Schimith – CEO da Insert Seguros


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br