ESPECIALISTAS EM SEGUROS DE CARGAS

Como funciona o seguro de transporte?

Proteger sua carga é fundamental para que não hajam problemas no futuro. Através do seguro de transporte você poderá ter todos os benefícios garantidos. Um deles é o seguro de responsabilidade civil, contratado pelo transportador, o que irá garantir um bom reembolso de indenizações para pagar reparar danos à carga transportada.

Essa contratação é tão importante quanto o DPVAT, que além disso,  serve como compromisso de entrega e recebimento da carga. Sendo assim, antes mesmo de realizar o processo de envio de um objeto para transporte nacional, é necessário ter atenção ao que será transportado e para onde ele vai, traçando assim um plano de envio de carga de acordo com a região. Na maioria das vezes, um seguro de transporte nacional não precisa contemplar muitos detalhes, mas sempre precisa ser feito baseado no tipo de carga transportada, no tempo de viagem e principalmente nas regiões por onde ele passará. Assim, é possível ter uma métrica exata dos riscos envolvidos para a carga.

A indenização consegue cobrir todos os prejuízos da mercadoria transportada, além de cobrir também algum prejuízos sofridos pelo proprietário da mercadoria transportada, mas sua cobertura é bastante restrita, pois indeniza prejuízos causados em mercadorias devido a acidentes com o veículo transportador. No entanto, ela não cobre roubo ou furto das mercadorias, nem danos causados por mau acondicionamento dos produtos, entre outros casos. A contratação pode ser feita pelo vendedor do transporte ou pelo comprador da carga.

Uma das categorias de transporte é nacional e se refere ao mercado nacional e  a outra, internacional, diz respeito ao mercado de importação e exportação. Para a contratação deste seguro é preciso estar atento ao tipo de apólice, pois há riscos que não são cobertos. Entretanto, diferentemente do seguro de responsabilidade civil, casos de roubo, furto ou armazenamento indevido são, na maioria das vezes, cobertos, dependendo do seguro contratado.


Telefone: (11) 2023-8890 | WhatsApp: (11) 9 9483-5149 | E-mail: clientes@insertseguros.com.br